31 25264449 | 31 99935-7380

Como escrever artigos mais atrativos para o seu blog?

Blog

Todo blog é feito basicamente de artigos e tornar os textos mais atraentes em uma época em que as pessoas leem cada vez menos é um desafio enorme.

Mas sabendo usar alguns recursos da escrita, pode-se reverter essa tendência e despertar a atenção para o conteúdo publicado em seu blog. Lembrando sempre que é preciso, além de qualidade, ser original e relevante para o seu público-alvo.

Vamos as dicas?

1. Vá direto ao ponto – Como as pessoas estão lendo menos é preciso ser bem objetivo nos textos. Escreva logo no primeiro parágrafo de seus artigos do que se trata o texto que segue e vá direto ao ponto. Não adianta manter o “suspense”, nem querer fazer surpresas ao longo do texto, pois a maioria de seus leitores vai desistir de ler logo nas primeiras linhas. Introduza o assunto de forma objetiva e clara e desenvolva nos parágrafos seguintes, para assim fisgar o interesse de seu leitor.

2. Títulos e subtítulos atraentes – Como as pessoas estão lendo cada vez menos, a forma de chamar a atenção dos leitores é usar de títulos claros e que dê conta do conteúdo que será tratado. Coloquei a importância dos títulos e subtítulos em segundo aqui nesse texto, pois só é possível criar títulos depois que já estiver escrito todo o texto. Pense no que é mais central no texto para o título ser uma ligação direta com o conteúdo. Já os subtítulos, são uma forma de mostrar organização e manter o fluxo de leitura.

3. Use uma linguagem simples – Simples não significa que a linguagem deve ser “miguxes”, nem “internetês”. É preciso escrever de forma clara, com um português no mínimo correto e um vocabulário adequado. Faça uso de palavras de uso comum. Escreva para o seu público-alvo, usando o vocabulário mais conveniente, mas sem se perder nos modismos da linguagem coloquial.

4. Escreva sentenças e parágrafos curtos – Quando se escreve de forma mais concisa e organizada os textos vão ficando mais curtos e claros. O objetivo é fazer com que o visitante leia tudo, pois a leitura será fluida e fácil e as ideias estarão mais acessíveis. Escreva artigos com um único tema central e um parágrafo para cada ideia que ilustre o tema, com no máximo 3 a 5 ideias e um parágrafo de conclusão.

5. Sempre cheque as informações e faça referências a elas – Sempre que conter uma informação de terceiro, cheque se ela ainda é válida (Ex.: datas  e horários de visita também). Além da checagem, cite a fonte. Se a fonte for um site, coloque a informação e faça um link para ele, isso ajuda o internauta e no SEO do site.

6. Revise a coesão, profundidade do tema e depois a ortografia – Sempre revise a coesão e veja se o texto não ficou muito “raso” e sem profundidade. Textos para web devem ser mais curtos, mas tudo precisa estar lá. Após a revisão da coesão e profundidade do tema, passe para revisão ortográfica e gramatical.

Escrever bem é uma capacidade que se adquire com o tempo e com prática. Dedique-se à leitura de textos e artigos de sua área de interesse. Preocupe-se sempre em estudar os temas e ser o mais relevante possível para o público do seu blog e compreender o que eles desejam.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Fechar Menu