31 25264449 | 31 99935-7380

Como escrever artigos mais atrativos para o seu blog?

Blog

Todo blog é feito basicamente de artigos e tornar os textos mais atraentes em uma época em que as pessoas leem cada vez menos é um desafio enorme.

Mas sabendo usar alguns recursos da escrita, pode-se reverter essa tendência e despertar a atenção para o conteúdo publicado em seu blog. Lembrando sempre que é preciso, além de qualidade, ser original e relevante para o seu público-alvo.

Vamos as dicas?

1. Vá direto ao ponto – Como as pessoas estão lendo menos é preciso ser bem objetivo nos textos. Escreva logo no primeiro parágrafo de seus artigos do que se trata o texto que segue e vá direto ao ponto. Não adianta manter o “suspense”, nem querer fazer surpresas ao longo do texto, pois a maioria de seus leitores vai desistir de ler logo nas primeiras linhas. Introduza o assunto de forma objetiva e clara e desenvolva nos parágrafos seguintes, para assim fisgar o interesse de seu leitor.

2. Títulos e subtítulos atraentes – Como as pessoas estão lendo cada vez menos, a forma de chamar a atenção dos leitores é usar de títulos claros e que dê conta do conteúdo que será tratado. Coloquei a importância dos títulos e subtítulos em segundo aqui nesse texto, pois só é possível criar títulos depois que já estiver escrito todo o texto. Pense no que é mais central no texto para o título ser uma ligação direta com o conteúdo. Já os subtítulos, são uma forma de mostrar organização e manter o fluxo de leitura.

3. Use uma linguagem simples – Simples não significa que a linguagem deve ser “miguxes”, nem “internetês”. É preciso escrever de forma clara, com um português no mínimo correto e um vocabulário adequado. Faça uso de palavras de uso comum. Escreva para o seu público-alvo, usando o vocabulário mais conveniente, mas sem se perder nos modismos da linguagem coloquial.

4. Escreva sentenças e parágrafos curtos – Quando se escreve de forma mais concisa e organizada os textos vão ficando mais curtos e claros. O objetivo é fazer com que o visitante leia tudo, pois a leitura será fluida e fácil e as ideias estarão mais acessíveis. Escreva artigos com um único tema central e um parágrafo para cada ideia que ilustre o tema, com no máximo 3 a 5 ideias e um parágrafo de conclusão.

5. Sempre cheque as informações e faça referências a elas – Sempre que conter uma informação de terceiro, cheque se ela ainda é válida (Ex.: datas  e horários de visita também). Além da checagem, cite a fonte. Se a fonte for um site, coloque a informação e faça um link para ele, isso ajuda o internauta e no SEO do site.

6. Revise a coesão, profundidade do tema e depois a ortografia – Sempre revise a coesão e veja se o texto não ficou muito “raso” e sem profundidade. Textos para web devem ser mais curtos, mas tudo precisa estar lá. Após a revisão da coesão e profundidade do tema, passe para revisão ortográfica e gramatical.

Escrever bem é uma capacidade que se adquire com o tempo e com prática. Dedique-se à leitura de textos e artigos de sua área de interesse. Preocupe-se sempre em estudar os temas e ser o mais relevante possível para o público do seu blog e compreender o que eles desejam.

Compartilhe!
Blog

Tire dúvidas via WhatsApp

Escolha seu perfil:
🎓 ESTUDANTE

💼 EMPRESÁRIO



🤳🏻 Falar com um Especialista no Zap.

Compartilhe

Fechar Menu
DESCUBRA COMO MONTAR PROPOSTAS MAIS EFICIENTES
Baixe agora nosso ebook
De frente com seu marketeiro favorito
Qual sua maior dúvida de marketing?
*Política 100% contra spam. Não usaremos seu email para outros fins
Olá, você já está a tanto tempo estudando nosso conteúdo, por que não nos apoia nas Redes Socais em troca?
Mais dicas por email
DESCUBRA COMO MONTAR PROPOSTAS MAIS EFICIENTES
Ou usando seu email: