Entrevista sobre Marketing para o WordCamp Belo Horizonte 2016

Entrevistado sobre marketing pela equipe da WordCamp Belo Horizonte 2016, Leonardo Passos, CEO da Afirma Comunicação, Marketing e Web fala sobre sua visão do marketing moderno e como ele pode ajudar empresas a ganharem mais dinheiro no meio digital

Leia abaixo na integra a matéria que saiu no site da  http://2016.belohorizonte.wordcamp.org/

1 – Qual a importância de ter uma estratégia de marketing definida ao lançar uma campanha ou negócio na web?

Segundo Peter Drucker, negócios são apenas duas coisas: Inovação e Marketing. Sem uma estratégia de marketing definida a chance do seu produto inovador prosperar na web é praticamente zero, afinal, de que adianta ter o melhor produto do mundo se ele está dentro da sua garagem e todos desconhece sua existência.

Quanto vale uma moeda de ouro no fundo do oceano se ninguém sabe onde ela esta?

A melhor parte é que com uma estratégia de marketing bem definida e criativa, suas chances de sucesso preenchem 50% do que precisa ser feito para alcançar o objetivo.

2. O marketing digital já pode substituir completamente o marketing tradicional?

Não e nem nunca vai. Eles não competem entre si. O chamado “marketing digital” é uma nova e poderosa ferramenta do “marketing”, assim como vendas, pesquisa, endomarketing, etc. A grande verdade é que hoje grande parte das ações de marketing são executadas nos meios digitais.

A melhor analogia são as conversas dentro do Whatsapp: não é porque ele acontece através de um meio eletrônico que esta ação deixou de ser uma conversa. Se você xingar ou elogiar alguém, os resultados vão ser iguais a de uma conversa tradicional. O mesmo ocorre com o marketing e os múltiplos meios onde atua, mas diversos cliente que atendo tendem a fazer confusão com esses conceitos.

Mais isso não é tudo, achar que pelo fato do marketing digital ser feito no ambiente virtual não influência diretamente o mundo real é uma percepção simplista. Hoje os pontos de contato das empresas com seus consumidores estão tão interligados que fica difícil destingir onde começa um e onde termina outro.

3. Como o marketing está se adaptando ao um mundo tão mais eletrônico e digital?

Como falado anteriormente, marketing é marketing, independente do meio em que atua. Assim temos cartões de visita sendo substituídos por cartões virtuais transferidos por Whatsapp, papel timbrado, substituído por documentos de word e pdf personalizados, cartas diretas aos consumidores sendo substituído por e-mail marketing, e folders sendo substituídos por websites e pesquisas de mercado sendo substituídas por analise dos hábitos dos clientes dentro dos seus ambientes digitais.

Vale alertar que é impossível uma empresa sobreviver sem nenhuma presença digital. As empresas que não se adaptarem a esses novos canais de comunicação estão fadas ao esquecimento e a fecharem as portas.

4. Como o WordPress pode ajudar na divulgação do seu produto ou serviço?

O princípio aqui é o da facilidade. Em um mundo tão rápido as respostas precisam ser imediatas. Dentro deste contexto, a proposta do WordPress ganha cada vez mais fãs pelo mundo todo. Ela abre campo para os “não programadores” poderem se expressar, criar e implantar suas estratégias de marketing na web com facilidade.

Como consultor de marketing e marketing digital a mais de 10 anos posso afirmar que a intervenção de um programador é mínima e cada vez menor. Plugins como Visual Composer, Contact Form, Add This, Revolution Slide, economizam horas de desenvolvimento e implementação de estratégias de divulgação de um produto, tornando a tecnologia muito mais democrática.

Steve Jobs, no lançamento do iPhone disse que em menos de um ano já haveria um app para cada necessidade humana. Posso afirma que o mesmo ocorre no WordPress: hoje há um plugin para cada necessidade de marketing existente, basta você saber pesquisar, configurar e usar para obter seus benefícios.

5. Qual dica você dá para empresa ou projeto que está começando suas estratégias de marketing no meio digital?

Foque no cliente e desenvolva um bom website voltado para ele. Aqui na Afirma, quando partimos para criar um site, há dois princípios que sempre está presente em cada página desenvolvida: identificar o visitante e provocar uma ação nele.

O processo de identificação do consumidor e de seus hábitos dentro do site gera dados para melhores ações de marketing futuras. Ela norteia se o que está sendo feito está certo ou errado. O papa do marketing Philip Kotler disse que: “Marketing sem mensuração dos resultados não é marketing”.

A outra dica de ouro aqui é ter bem clara ação esperada do seu visitante e influencia-lo o suficiente para ele executar essa ação. É aqui que faz toda diferença ter um bom profissional de marketing para te auxiliar na sua estratégia. Se o próximo passo estiver ocorrendo, sucesso, se não, a estratégia precisa ser revista.

Vale lembrar que a internet é como um grande shopping center, onde tudo pisca, brilha e distrai o visitante do seu site. Deixar bem claro qual a ação que você espera do visitante logo na sua primeira visita faz toda a diferença. A máxima “A primeira impressão é a que fica” nunca foi tão importante aqui.


Leonardo Passos irá palestrar no WordCamp Belo Horizonte 2016 no dia 23/07/2016 às 10:30h na sala 125 do UNI-Estoril com o tema: MARKETING, SITES EM WORDPRESS E VENDAS. COMO TRANSFORMAR ISSO TUDO EM DINHEIRO?

Confira a programação completa do WordCamp Belo Horizonte 2016

O WordCamp é uma conferência sem fins lucrativos, que busca criar e compartilhar conhecimento sobre WordPress. O evento conta com um conjunto de palestras, debates e oficinas destinadas à desenvolvedores e usuários. Participe do WordCamp Belo Horizonte 2016

Assista a última palestra do Leonardo Passos realizando no WordCamp Belo Horizonte 2015.

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