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Empretec e as 8 características que todo empreendedor precisa ter para alcançar o sucesso

Empreendedor, será que você possui as 8 características dos mais bens sucedidos homens de negócios, segundo a ONU e o SEBRAE?

Depois de participar do Empretec, além de abrir minha visão sobre o mundo dos negócios em 360º e elevar o meu entendimento sobre empreendedorismo, pude também, após uma longa reflexão, resumir o que eles acreditam ser as 8 características indispensáveis para um empresário de sucesso. Todo treinamento para empreendedores de sucesso do Empretec é baseado nessas informações e mesmo que não sejam novidade para você vale a pena fazer esse teste.

Descubra se você possui alguma dessas características empresariais. Este é um artigo teste para aprendizagem lateral. Leia ele todo com atenção!

Separe papel e lápis para você ir adicionando 1 para cada resposta sim. No final desse artigo, calcule os pontos e veja o seu resultado.

1- Buscar oportunidades e ter iniciativa.

Oportunidades e Iniciativa

“Ganha-se o jogo dos negócios que tem o poder da previsibilidade”.

Tony Robbins.

O empreendedor precisa ter a capacidade da previsibilidade, ou seja, antecipar os fatos antes que ocorram, perceber padrões e criar oportunidades. Ele também precisa ter proatividade e iniciativa para encontrar possibilidades e soluções para pôr as ideias em prática.

Pergunta: Você desenvolveu, nos últimos 6 meses, algum novo produto ou serviço para atender as necessidades dos seus clientes?

2 – Correr riscos calculados.

Correr Riscos Calculados

“Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.”

Philip Kotler

Correr riscos calculados salva muitos empresários de entrar no vermelho ou apostar numa ideia mal formulada. O certo é procurar e avaliar o máximo de alternativas para tomar decisões corretas. Sempre busque reduzir ao máximo as chances de erros, só aceite desafios moderados e com boas chances de sucesso. A dica é disponibilizar o produto antes de seu lançamento para alguns parceiros ou clientes potenciais, para realizar testes e avaliações antes de entrar com ele no mercado.

E isso não é tudo. Para começar a sua estratégia de vendas, tente vender o produto ou serviço primeiro para seus colaboradores e veja se eles de fato se empolgaram e “compram” a ideia.

Pergunta: Nos últimos 6 meses você usou uma planilha de controle ou relatórios financeiros paratomar decisões estratégicas para o futuro do seu negócio? Usar o feeling não conta.

3 – Persistência.

Percistência

“Resiliência é a capacidade de recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”.

Frederico Porto

Muitos empreendedores iniciantes tendem a desistir na primeira dificuldade ou crise, mas para alcançar o sucesso é necessário persistir a cada desafio.

E ainda tem mais…

O empresário ou o empreendedor que acredita de verdade no seu sonho, nunca recua diante de obstáculos. Ele reavalia, insiste e muda seus planos para alcançar seus objetivos.

Pergunta: Você conseguiu, nos últimos 6 meses, iniciar e finalizar pelo menos 2 projetos pessoais ou empresariais importantes?

4. Liderança, comprometimento e buscar informações.

Liderança

“Um time de sucesso começa na avaliação e na escolha dos jogadores”.

Bernardinho (Bernardo Rezende)

Mesmo um profissional que tenha trabalhado durante muito tempo para alguém, pode setornar um líder de sucesso.

O empreendedor que fica preso no operacional ou na parte artesã da empresa, acaba deixando dedesenvolver seu lado da liderança. Ser muito bom tecnicamente, não garante seu lugar ao sol. Aqui o que vale mesmo é saber de gestão de pessoas, de processos e marketing.

Aqui vai a real história:

Montar um time de sucesso e conduzir o grupo para conquistar um objetivo de forma eficiente e positiva é uma habilidade fraca em muitos pequenos empresários.

Pergunta: Você tem um teste, por escrito, para ser respondido pelo candidato à vaga da sua empresa para detectar talentos e prever se ele tem mesmo o perfil necessário para o cargo?

5. Exigência de qualidade e eficiência.

Eficiência

“Seu eu te der um salame inteiro você não conseguirá comer de uma vez, mas se fatiarmos em pedaços bem fininhos, você come ele todo com prazer”.

Lair Ribeiro

É apenas através de planejamento constante que o empresário consegue enfrentar grandes desafios. Criar padrão, agir por etapas bem desenhadas e monitorar o plano para rápidas adequações gera resultados extraordinários para quem tem essa prática.

Desenvolver as tarefas de maneira objetiva e com prazos definidos, é imprescindível para o sucesso financeiro do projeto.

Pergunta: Você usa um sketch, canvas, quadro ou fluxograma para planejar o futuro da sua empresa?

6. Planejamento e estabelecimento de metas.

Planejamento

“Para quem não sabe para onde quer ir, todo vento é contra”.

Ditado Popular

Quem peca em planejar, planeja em falhar!

Estabelecer objetivos claros para a empresa, tanto a curto como a longo prazo, com datas pré-definidas para cada etapa de execução do planejamento é muito importante para alcançar os resultados pretendidos. Colocá-las por escrito no papel ou num sistema digital é imprescindível para que todos da empresa se movam na direção correta.

Mas isso não é tudo.

Os objetivos precisam ser desafiadores e com um propósito motivacional para você e seu grupo. Tente colocar da forma mais clara possível os resultados esperados, crie etapas mensuráveis com datas limites.

Pergunta: Você tem por escrito seus objetivos para os próximos meses? Seu time sabe quais são eles?

7 – Persuasão e network.

Persuassão

“Há mais chances das pessoas fazerem o que você quer quando você faz a outra pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que você sugere”.

Dale Carnegie

Saber se relacionar com pessoas chaves e influenciar parceiros de modo estratégico é uma habilidade de constante desenvolvimento para o líder de sucesso. A gestão de uma boa rede de contatos faz toda diferença para quem quer ir longe.

O empreendedor deve desenhar estratégias para conseguir apoio das pessoas certas para os seus projetos, envolvendo-as em cada um de seus objetivos. Desenvolver redes de contatos fortes e construir bons relacionamentos comerciais é um desafio que precisa de investimento constante, pois se baseia em troca e na percepção do outro como pessoa e profissional capacitado.

Pergunta: Nos últimos 2 meses, você teve algum almoço, jantar ou happy hour com algum contato chave para seu negócio?

8 – Independência e autoconfiança.

Auto Confiança

“Não encontre a falha, encontre um remédio”

Henry Ford.

Confiar nas suas opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Dentro da sua empresa, todos os colaboradores podem sentir medo e/ou outras emoções prejudiciais, menos você, o líder.

Ler livros sobre business, debater o tema com pessoas que tem o mesmo interesse, assistir aulas e palestras, buscar mentorias com pessoas de sua confiança e que tem mais experiência que você, tudo isso ajuda muito nesse processo.

Pergunta: Nos últimos 2 meses, você conversou francamente com alguém mais experiente sobre o seu negócio ou técnicas empresariais?

☘ ? ⭐ Bônus Especial Peter Drucker!!! ⭐ ? ☘

Como mencionado anteriormente neste artigo, depois de ter participado do Empretec, resolvi incluir mais 2 características que todo negócio deve ter e que não podia ficar de fora!

Todo mundo sabe que tomo emprestado a fala de Peter Drucker nas aberturas das minhas palestras:

“Negócios são apenas 2 coisas: Inovação e Marketing”.

Após muita reflexão e estudo junto ao material do Empretec, resolvi incluir essas duas características que, na minha visão, se sobrepõem as 8 características propostas e que se forem a base para as demais vão proporcionar um resultado muito mais elevado.

Então vamos a melhor parte:

9 – Inovação.

Inovação

“Fizemos os botões na tela parecerem tão bons que você vai querer lambê-los… É no poder de inovação que se distingue um líder de um seguidor”.

Steve Jobs

A inovação motiva todos que tem contato com uma empresa. Segundo Tony Robbins, a coisa que mais motiva o ser humano é aprender e progredir. E a inovação, por si só, traz dentro de si esse princípio.

Ela pode ser interna, para ser feito junto aos colaboradores do negócio, tais como melhoria da luz, um novo layout para o ambiente de trabalho, mudança de lugares e até mesmo da liderança. Ou ela pode ser externa, no design de um produto, novas regras de comercialização, novos benefícios, na criação da identidade visual e no reposicionamento da marca. Até a cor de um produto pode ser considerado inovação.

O empresário que traz consigo a inovação constante focada no cliente e consegue sistematizar esse processo na empresa, possui nas mãos o melhor combustível para alçar o voo para o sucesso!

Pergunta: Você fez alguma inovação, mesmo que pequena, nos últimos 30 dias na sua empresa?

10 – Marketing.

Marketing

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.

Philip Kotler

De que adianta você inovar, enxergar oportunidades, persistir para criar o melhor produto e/ou empresa, testar e colocar o produto para vender no mercado, se auto motivar e gerenciar suas emoções para que tudo flua bem, planejar e liderar sua equipe com avidez frente a suas metas estabelecidos, encontrar as pessoas chaves e persuadi-las a te apoiar, se o seu cliente não souber o que você está fazendo ou vendendo?

Saber fazer um bom marketing pessoal, da sua empresa, projeto ou produto é o que separa os adultos das crianças.

Se você tem uma boa empresa ou produto, certifique-se que o mercado saiba dos benefícios que o seu produto tem na vida das pessoas e você terá uma fila de compradores. Sites, redes sociais, anúncios, panfleto e e-mails. Vale de tudo para contar sua história. Saiba identificar as melhores estratégias.

Pergunta: Nos últimos 30 dias, você promoveu sua empresa, ou seja, fez com que a sua história chegasse no seu futuro cliente?

Agora que você terminou, faça sua soma e clique nos links abaixo que corresponde ao seu resultado!

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