Dica de Marketing #33 – Métricas: o que são e como escolher as melhores para sua empresa

Métricas são essenciais para mensurar o desempenho das suas campanhas de marketing digital.

Elas indicam o sucesso (ou não) da sua estratégia, ou seja, se você atingiu as metas estipuladas.

Por isso, se você ainda não está familiarizado com elas, calma que agora é a hora de aprender de forma rápida!

E não para por aí.

Inicialmente, é importante dizer que toda ferramenta de marketing digital disponível no mercado possui meios para medir o desempenho das estratégias; e são vários os tipos de métricas diferentes que possibilitam isso.

Se você quer aprender quais métricas são relevantes para seu negócio, fique de olho nas próximas dicas.

O que são métricas?

Métrica é um conjunto de valores mensuráveis, utilizados para identificar e medir o desempenho geral das estratégias e campanhas.

Elas ajudam a acompanhar o progresso do seu trabalho.

Através delas você consegue mensurar por exemplo, se um email está sendo eficaz no processo de vendas ou não, se um vídeo está convertendo em mais visitantes para seu site, entre outros.

Métricas para você acompanhar

1. Retorno sobre o investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento (ROI) demonstra a rentabilidade de uma campanha. Ou seja, no fim das contas, este é o fator mais importante de todo o trabalho.

Esta métrica te ajuda a identificar qual esforço de sua campanha de marketing está gerando vendas e em quais aspectos podem ocorrer melhorias.

Resumindo, um ROI positivo significa uma estratégia de marketing eficaz, enquanto um ROI negativo demanda ajustes.

2. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Quando sua campanha obtém lucros, o ROI é positivo, correto? Ele representa o número de novos clientes pagantes para determinada campanha.

Já o custo para adquirir cada um destes novos clientes resulta no Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

Para obter o CAC você deve fazer o seguinte cálculo: somar os custos totais de marketing durante determinado período de tempo – ou por uma campanha específica e dividir o total pelo número de novos clientes pagantes.

Dessa forma você consegue o cálculo exato ou aproximado do CAC.

3. Custo por Lead (CPL)

O Custo por Lead (CPL) é uma métrica que define o custo a partir do índice de conversão principal de uma campanha.

Ele representa o valor gasto em cada novo lead que assinou sua newsletter, que assistiu ao seu vídeo, ou seja, que realizou a ação que você desejava a partir do seu anúncio.

Para um resultado ainda mais específico, é interessante filtrar o custo por cada canal para identificar quais são os mais rentáveis.

Sob a análise desta métrica, você consegue mensurar quanto vai gastar para atingir mais clientes e ainda, o que é preciso fazer para chegar aos melhores resultados com os menores custos.

4. Taxa de conversão

Esta é uma das métricas mais valiosas, sabe porquê?

Porque ela te ajuda a definir o sucesso da sua campanha.

Isso acontece pois, através da taxa de conversão nós podemos mensurar quantos visitantes do seu site converteram em leads ou em vendas.

Afinal, não é este o maior objetivo de qualquer campanha de marketing?

Quanto mais informações você conseguir reunir sobre os visitantes do seu site, mais você conseguirá otimizar a campanha de marketing digital para obter melhores resultados.

5. Taxa de Cliques (CTR)

Toda vez que seu anúncio é exibido ao cliente, isso representa uma impressão.

Após a impressão, se o cliente decidir clicar em seu anúncio, isso representa a taxa de cliques (CTR).

Para construir uma campanha eficaz, seu objetivo deve ser conseguir o maior CTR, pois isso ajuda a diminuir seus custos.

Anote estas dicas sobre métricas para aplicá-las o quanto antes em seu negócio!

A partir destas 33 dicas, você conseguirá ajustar pequenos detalhes do seu negócio que significam muito para o sucesso do seu marketing digital.

A Afirma Comunicação deseja a você muito sucesso e ótimas vendas!

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