A produção de conteúdo é a moeda da vez no marketing digital. Se você souber como trabalhar bem uma peça de conteúdo na sua empresa, você ganha tempo, aumenta o engajamento da sua audiência e melhora as chances de se tornar memorável na mente do seu cliente.
Neste post você verá como fazer isso pode ser mais simples do que você imagina, independente se você trabalha sozinho, como empreendedor autônomo, ou numa empresa.
E não para por aí.
Especialistas em marketing, influenciadores, empresários, todos eles já compartilham da mesma ideia: a produção de conteúdo já se tornou praticamente um ativo no mercado digital e vale a pena investir tempo para que seu conteúdo seja além de relevante, cativante para o público.
Por que a produção de conteúdo se tornou tão relevante?
Vídeos, posts de blog, imagens de Instagram, e-books, estes são alguns exemplos dos materiais consumidos diariamente por milhões de pessoas no mundo todo.
Quando falamos de marketing digital, devemos nos lembrar que ele é composto de diversas vertentes como tráfego, SEO, email marketing, redes sociais, site, etc.
O que faz do conteúdo uma das principais ferramentas é o fato dela conseguir “reunir” todas as outras.
Através dele, você gera tráfego, engajamento, melhora posições de SEO, cria autoridade e ainda pode fazer muito mais.
Por isso é importante que sua empresa faça seu próprio conteúdo seguindo as seguintes dicas:
- crie seus próprios textos, com uma linguagem única, simples e direta;
- responda às perguntas e comentários que surgirem nas redes
- crie suas próprias imagens, para um posicionamento forte e diferenciado
Agora vem a melhor parte.
Como produzir conteúdo e desdobrá-lo para gerar mais materiais?
A técnica que será ensinada agora é utilizada pela Afirma agência de marketing digital bh em todos os projetos que envolvem mídias sociais.
Ela é prática e facilmente replicável, por isso vale a pena ficar atento e anotar os detalhes.
1o passo: Grave um vídeo
- Escolha o conteúdo que será trabalhado e faça um breve roteiro para um vídeo.
- Crie um título chamativo e escreva em tópicos os pontos mais importantes a serem mencionados.
- Grave o vídeo e repasse o material para sua equipe de redação, para que eles desenvolvam o 2o passo.
Importante! Caso não seja necessário utilizar vídeo em sua estratégia, vá direto para o passo 2.
2o passo: Crie um post para blog a partir do vídeo
O conteúdo que foi ensinado no vídeo deve ser transformado em post para o blog do seu site pela equipe de redação.
- Crie um post seguindo as regras de SEO, para garantir melhor posicionamento nos motores de busca, como o Google.
Atenção para o tamanho do post: ele deve ter no mínimo 300 palavras, mas, atualmente, quanto mais tempo o usuário permanecer em sua página, melhor é para o seu site.
Por isso, vale a pena investir tempo para produzir posts mais longos, para gerar permanência na página e também possíveis trocas de links.
3o passo: Crie uma descrição para Youtube
A partir do post, crie uma breve descrição para colocar no Youtube.
Vale usar e abusar de técnicas de copywriting para garantir que os usuários leiam o resumo e passem a te seguir também nas outras redes a partir dos dados que você deixar na descrição, como:
- site
4o passo: Crie pequenas frases a partir do texto do post
A partir de trechos que você considerar pontos-chave do seu post, crie pequenas frases para serem compartilhadas junto com imagens no Facebook e Instagram.
Você pode colocar as frases diretamente ‘dentro das imagens” ou citá-las na legenda.
Aqui vale o que te deixar mais a vontade para representar mais fielmente a mensagem da sua empresa.
Este passo do trabalho vai gerar engajamento dentro das redes sociais para fortalecer a sua marca.
Lembre-se sempre de mencionar o link para a postagem completa no seu blog.
5o passo: Crie micro chamadas com o link para o youtube e faça divulgação via WhatsApp.
Se a sua empresa faz divulgação também no WhatsApp, vale a pena trabalhar desta forma.
Crie uma micro chamada forte, de preferência utilizando gatilhos mentais ou outras técnicas de copywriting, e adicione o link do Youtube para criar um “card” de divulgação.
Esta é uma forma simples de gerar engajamento orgânico no Youtube e convidar os usuários a conhecerem suas outras mídias sociais.
Viu como fazer uma boa produção de conteúdo é possível para todos os tipos e tamanhos de empresas?
Caso você queira trazer a sua audiência para o processo de criação, também vale a pena perguntar quais tipos de conteúdo eles querem ver. O público adora se sentir ouvido e participar dos processos de criação!