Miopia digital: Livre o seu site desse mal e apareça melhor no Google

Faça uma experiência: digite o nome da sua empresa e pesquise no Google. Ela não apareceu em nenhum resultado? Então você precisa utilizar as técnicas de SEO urgentemente em seu site para livrá-lo da miopia digital.

Miopia digital é o termo criado por Matt Cutts, engenheiro chefe da equipe de buscas do Google, para descrever o que acontece com os sites e como o Google os interpreta. De acordo com a visão apresentada por ele a ferramenta do Google consegue “ler” toda a internet em dias, porém o que é mais nítido (mais bem programado segundo o alfabeto do Google) ele posiciona melhor no seu ranking de busca. O que é mais embaçado  (menos bem programado de acordo com o alfabeto do Google) assume uma posição inferior no seu ranking de busca. O  conteúdo é um grande aliado para posicionar melhor o site, mas há diversas outras formas de obter melhores resultados  utilizando técnicas de SEO  de forma inteligente.

Para entender melhor, é possível fazer uma analogia com uma pessoa míope que lê um livro. Se ela está sentindo dificuldade de leitura porque enxerga as letras de forma embaçada, é preciso usar óculos com diversos graus em sua lente para ajudar os olhos a funcionarem perfeitamente. No caso da internet, as técnicas de SEO são como os óculos para o Google ler os sites de forma mais nítida e conseguir distinguir de qual assunto ele trata.

Geralmente, quando um site possui conteúdo apenas de imagens, ele sofre de miopia digital extrema, ou seja, está presente na internet, mas não é encontrado pelo Google. Se ele for encontrado pelo Google, a ferramenta não distinguirá os assuntos ou termos relacionados do web site.  Imagine que um site venda carros usados. No campo semântico do termo “carro” encontra-se: carros, carro usado, carro novo, veículos, automóveis, carro de brinquedo, carro de madeira, peças de carro, uno, gol, etc… Se ninguém informa ao Google do que se trata o assunto do site, como ele entenderá como o seu site funciona? E pior ainda, levará um público ao seu site que não necessariamente procura o seu produto. É o exemplo da utilização do termo carro de brinquedo. Quem procurar pelo termo carro de brinquedo e, por engano, cair no site de carros usados, logo sairá dele, pois não reflete o termo que ele estava procurando. Tal estratégia além de não converter em vendas ou influência, ainda pode ser penalizada pelo Google  por sua alta taxa de rejeição.

O termo SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca e essa técnica é utilizada para organizar o conteúdo do seu site de forma que os buscadores, tais como o Google, Bing, Yahoo, possam facilmente classificar o conteúdo relevante do site. Eles identificam os termos prioritários ligando–os a busca dos internautas por meio das palavras-chaves e termos, posicionando o site acima dos demais com o mesmo assunto.

Para isso, é necessário o estudo aprofundado de índices de pesquisas dos internautas, conhecimento do comportamento dos usuários, produção de conteúdo adequado ao público-alvo do site da empresa e  conquista da relevância por meio de referências de outros sites do mesmo ramo.

Se você possui um web site ou pretende adquirir um para sua empresa, verifique quem é o responsável pelo desenvolvimento dele e se as técnicas de SEO, otimização para mecânicos de busca, estarão presentes nele. O Google agradecerá posicionando-o no topo dos melhores resultados!

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