Criar uma página exclusiva para acesso móvel faz toda a diferença em seu negócio digital. Entenda o porquê.
Você sabia que no Brasil mais pessoas acessam a web por celular do que por computadores?
Por isso é fundamental que seu site esteja preparado para o acesso móvel.
Na verdade, a última pesquisa PNAD* do IBGE (2016), mostrou que 89% dos usuários indicam o telefone celular como o dispositivo mais utilizado para o acesso individual à internet.
A solução mais comum para atender ao crescente acesso por aparelhos móveis é criar “sites responsivos”.
Mas será que eles funcionam na prática?
Na teoria, eles são preparados para adaptar o conteúdo para qualquer tamanho de tela.
Criam-se blocos de conteúdo com texto e links que se organizam de acordo com o equipamento utilizado para acessá-lo.
Mas o problema é que, por mais que o conteúdo seja adaptado, dependendo do tipo de site, a experiência de uso pode ser radicalmente afetada.
Veja alguns exemplos de quando isso ocorre:
- Mudança de estrutura
Sabe aquele site que você acessa pelo desktop e vê de uma forma, mas ao acessar pelo celular muda totalmente?
A mudança da estrutura de navegação de site ocorre mudando alguns itens, para facilitar a navegabilidade.
O problema vem quando esta mudança cria uma confusão no usuário.
Quando, por exemplo, o local dos links que você já acessa pelo desktop, muda de local no celular, ou até some.
Por isso é importante estar 100% atento ao site responsivo, ou então criar uma página exclusiva para acesso móvel.
2. Atenção ao tempo de carregamento
O tempo de carregamento de um site responsivo muitas vezes é mais lento devido às limitações das redes de dados em aparelhos móveis.
Lembre-se de carregar imagens pequenas e utilizar temas leves para não sobrecarregar o uso de dados móveis.
3. Prioridades específicas
A priorização do conteúdo na versão desktop costuma ser orientada pela necessidade do usuário.
Mas, na maioria das vezes, a versão responsiva para celular é orientada pelos objetivos de design, para possibilitar o acesso a todo o conteúdo do site.
E não para por aí.
Na Afirma agência de marketing bh, todos os sites construídos por nossos webdesigners são responsivos, para atender à crescente demanda do mercado.
Em alguns casos, 80% do público alvo de uma empresa pode acessar o site por celular.
Por isso é essencial estar conectado às tendências da tecnologia, do marketing e da inovação.
Como fazer uma página exclusiva para acesso móvel?
Crie uma versão específica para mobile, ou o que chamamos de mobile friendly.
Ela deve ser menor e mais objetiva do que o site para desktop.
Além disso, atenção a um importante detalhe:
A ideia não é apenas retirar conteúdo e features, mas focar nas necessidades de interação do usuário móvel com o seu negócio.
Por fim, as funcionalidades e os conteúdos ofertados devem ser definidos com base nos casos de uso dos usuários móveis.
Você deve priorizar itens como:
- telefone
- endereço
- check-outs simples com apenas um clique
- poucas imagens