O mercado de moda no Brasil está com tudo! O país é apontado como o quinto maior produtor têxtil do mundo e o quarto maior do segmento de vestuário pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). Isso demonstra que os empreendedores da área devem ficar atentos com a concorrência e buscar novas formas de divulgação dos produtos e serviços como a Internet.
Conhecer o público-alvo e os principais canais utilizados pelo consumidor da área é essencial para sair na frente.Pesquisa realizada pela Ipsos-Marplan, com o objetivo de compreender as relações que se estabelecem a partir do interesse e do consumo de moda, revelou por meio dos Estudos EGM (Julho 2012 a Junho/2013) que 59% da população com 13 anos ou mais, da Grande BH, se interessa por moda ou vestuários.
Quando os entrevistados foram questionados sobre os meios que mais influenciam nas decisões de compra, a televisão liderou o ranking, influenciando 43% das pessoas que se interessam por moda e vestuário, ficando empatada com a recomendação “boca a boca”, e a internet assumiu o terceiro lugar no pódio com 30%.
Para as empresas que não tem verba suficiente para divulgarem os serviços e produtos na TV, e o “boca a boca” é algo que ocorre naturalmente, ter o foco na divulgação pela Internet é a melhor opção.
Eliane Lages
Afirma Comunicação