Descubra agora se os botões de compartilhamento podem acabar atrapalhando a sua estratégia de conversão
Botões de compartilhamento são uma grande tentação de se ter num site.
Imaginar seu conteúdo sendo compartilhado organicamente e alcançando audiências maiores é animador para qualquer produtor digital.
Só que nem sempre manter os botões de compartilhamento é a melhor opção para a sua estratégia de marketing digital.
Veja o porquê.
Em casos específicos, a utilização de botões sociais de compartilhamento acabam se tornando uma distração para os usuários, tirando o foco das ações de conversão esperadas.
E não para por aí.
Já nos momentos finais do ciclo de conversão, os botões sociais podem aumentar o Attention Ratio* sem necessidade, prejudicando a performance geral.
*Taxa de atenção – é a proporção entre os pontos de interação (links) com o número de chamadas para ação em qualquer página
Como testar o seu site?
A sugestão é:
Em primeiro lugar, tenha seus níveis de conversão atuais devidamente computados para servir como base.
Após se certificar que os dados foram salvos, remova completamente os botões de compartilhamento (Facebook, Twitter e outras) das páginas que:
- são cruciais para o momento de conversão;
- já possuem uma exigência de ação principal.
Esta ação acima deve ser feita por um período de tempo específico, como por exemplo, uma semana.
Após remover os botões, observe de perto o impacto no volume das conversões no período testado.
Este é o pontapé inicial para testar a influência dos elementos sociais em seu site.
Continue realizando testes periódicos para certificar a eficácia das suas estratégias de marketing.
A que te trouxer melhor resultado deve ser mantida.