Entenda como as cores podem favorecer o marketing do seu negócio
Estudos de marketing revelam um indicador interessante:
As cores exercem importância em nosso processo cognitivo de entendimento do que está ao nosso redor.
E uma conclusão clara é a de que nossas preferências de cores variam de acordo com as nossas experiências prévias, crenças e valores.
Como resultado, cada pessoa terá suas próprias preferências.
Da mesma forma, tenha cuidado ao escolher as cores para seu site e suas peças de marketing.
Principalmente se estamos pensando em sites desenvolvidos para serem ferramentas de conversão (como a maioria deles deveria ser) em vez de exercícios estéticos, somente.
Parece um detalhe pequeno, mas ao contrário, é muito importante na sua estratégia de marketing digital.
Como aplicar esta ideia?
Tente montar uma hierarquia de cores.
Monte o layout do seu site da seguinte forma:
- Use sistematicamente a mesma cor nos elementos mais importantes das páginas (como o botão de conversão),
- Use as demais cores como complementos que trabalham em função desse objetivo.
Desta forma, seu usuário será “treinado” a olhar sempre para os elementos que usam a cor que você escolheu.
Dica de ouro: Evite usar cores que são incoerentes com a personalidade de sua marca.
Cada cor carrega um certo peso cultural, e é uma boa ideia você respeitar isso.
Por exemplo, se você vende um produto voltado para o público masculino, as variações de tons cor de rosa ou roxo (por mais que eles ofereçam um bom contraste com outros elementos) não serão uma boa opção a ser utilizada em sua paleta de cores.
É também importante lembrar que algumas combinações de cores transmitem sensações, por exemplo:
- amarelo e vermelho = fome
- preto e dourado = elegância
- azul e verde = calma
Certamente, se você levar em conta estes detalhes na hora de pensar o layout do seu site, a resposta dos usuários pode ser muito mais positiva do que você imagina, somente devido a este pequeno – mas importante – detalhe!
Continue afiando seus conhecimentos em marketing bh no próximo post da série: