Empreendedor, será que você possui as 8 características dos mais bens sucedidos homens de negócios, segundo a ONU e o SEBRAE?
Depois de participar do Empretec, além de abrir minha visão sobre o mundo dos negócios em 360º e elevar o meu entendimento sobre empreendedorismo, pude também, após uma longa reflexão, resumir o que eles acreditam ser as 8 características indispensáveis para um empresário de sucesso. Todo treinamento para empreendedores de sucesso do Empretec é baseado nessas informações e mesmo que não sejam novidade para você vale a pena fazer esse teste.
Descubra se você possui alguma dessas características empresariais. Este é um artigo teste para aprendizagem lateral. Leia ele todo com atenção!
Separe papel e lápis para você ir adicionando 1 para cada resposta sim. No final desse artigo, calcule os pontos e veja o seu resultado.
1- Buscar oportunidades e ter iniciativa.
“Ganha-se o jogo dos negócios que tem o poder da previsibilidade”.
Tony Robbins.
O empreendedor precisa ter a capacidade da previsibilidade, ou seja, antecipar os fatos antes que ocorram, perceber padrões e criar oportunidades. Ele também precisa ter proatividade e iniciativa para encontrar possibilidades e soluções para pôr as ideias em prática.
Pergunta: Você desenvolveu, nos últimos 6 meses, algum novo produto ou serviço para atender as necessidades dos seus clientes?
2 – Correr riscos calculados.
“Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.”
Philip Kotler
Correr riscos calculados salva muitos empresários de entrar no vermelho ou apostar numa ideia mal formulada. O certo é procurar e avaliar o máximo de alternativas para tomar decisões corretas. Sempre busque reduzir ao máximo as chances de erros, só aceite desafios moderados e com boas chances de sucesso. A dica é disponibilizar o produto antes de seu lançamento para alguns parceiros ou clientes potenciais, para realizar testes e avaliações antes de entrar com ele no mercado.
E isso não é tudo. Para começar a sua estratégia de vendas, tente vender o produto ou serviço primeiro para seus colaboradores e veja se eles de fato se empolgaram e “compram” a ideia.
Pergunta: Nos últimos 6 meses você usou uma planilha de controle ou relatórios financeiros paratomar decisões estratégicas para o futuro do seu negócio? Usar o feeling não conta.
3 – Persistência.
“Resiliência é a capacidade de recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”.
Frederico Porto
Muitos empreendedores iniciantes tendem a desistir na primeira dificuldade ou crise, mas para alcançar o sucesso é necessário persistir a cada desafio.
E ainda tem mais…
O empresário ou o empreendedor que acredita de verdade no seu sonho, nunca recua diante de obstáculos. Ele reavalia, insiste e muda seus planos para alcançar seus objetivos.
Pergunta: Você conseguiu, nos últimos 6 meses, iniciar e finalizar pelo menos 2 projetos pessoais ou empresariais importantes?
4. Liderança, comprometimento e buscar informações.
“Um time de sucesso começa na avaliação e na escolha dos jogadores”.
Bernardinho (Bernardo Rezende)
Mesmo um profissional que tenha trabalhado durante muito tempo para alguém, pode setornar um líder de sucesso.
O empreendedor que fica preso no operacional ou na parte artesã da empresa, acaba deixando dedesenvolver seu lado da liderança. Ser muito bom tecnicamente, não garante seu lugar ao sol. Aqui o que vale mesmo é saber de gestão de pessoas, de processos e marketing.
Aqui vai a real história:
Montar um time de sucesso e conduzir o grupo para conquistar um objetivo de forma eficiente e positiva é uma habilidade fraca em muitos pequenos empresários.
Pergunta: Você tem um teste, por escrito, para ser respondido pelo candidato à vaga da sua empresa para detectar talentos e prever se ele tem mesmo o perfil necessário para o cargo?
5. Exigência de qualidade e eficiência.
“Seu eu te der um salame inteiro você não conseguirá comer de uma vez, mas se fatiarmos em pedaços bem fininhos, você come ele todo com prazer”.
Lair Ribeiro
É apenas através de planejamento constante que o empresário consegue enfrentar grandes desafios. Criar padrão, agir por etapas bem desenhadas e monitorar o plano para rápidas adequações gera resultados extraordinários para quem tem essa prática.
Desenvolver as tarefas de maneira objetiva e com prazos definidos, é imprescindível para o sucesso financeiro do projeto.
Pergunta: Você usa um sketch, canvas, quadro ou fluxograma para planejar o futuro da sua empresa?
6. Planejamento e estabelecimento de metas.
“Para quem não sabe para onde quer ir, todo vento é contra”.
Ditado Popular
Quem peca em planejar, planeja em falhar!
Estabelecer objetivos claros para a empresa, tanto a curto como a longo prazo, com datas pré-definidas para cada etapa de execução do planejamento é muito importante para alcançar os resultados pretendidos. Colocá-las por escrito no papel ou num sistema digital é imprescindível para que todos da empresa se movam na direção correta.
Mas isso não é tudo.
Os objetivos precisam ser desafiadores e com um propósito motivacional para você e seu grupo. Tente colocar da forma mais clara possível os resultados esperados, crie etapas mensuráveis com datas limites.
Pergunta: Você tem por escrito seus objetivos para os próximos meses? Seu time sabe quais são eles?
7 – Persuasão e network.
“Há mais chances das pessoas fazerem o que você quer quando você faz a outra pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que você sugere”.
Dale Carnegie
Saber se relacionar com pessoas chaves e influenciar parceiros de modo estratégico é uma habilidade de constante desenvolvimento para o líder de sucesso. A gestão de uma boa rede de contatos faz toda diferença para quem quer ir longe.
O empreendedor deve desenhar estratégias para conseguir apoio das pessoas certas para os seus projetos, envolvendo-as em cada um de seus objetivos. Desenvolver redes de contatos fortes e construir bons relacionamentos comerciais é um desafio que precisa de investimento constante, pois se baseia em troca e na percepção do outro como pessoa e profissional capacitado.
Pergunta: Nos últimos 2 meses, você teve algum almoço, jantar ou happy hour com algum contato chave para seu negócio?
8 – Independência e autoconfiança.
“Não encontre a falha, encontre um remédio”
Henry Ford.
Confiar nas suas opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Dentro da sua empresa, todos os colaboradores podem sentir medo e/ou outras emoções prejudiciais, menos você, o líder.
Ler livros sobre business, debater o tema com pessoas que tem o mesmo interesse, assistir aulas e palestras, buscar mentorias com pessoas de sua confiança e que tem mais experiência que você, tudo isso ajuda muito nesse processo.
Pergunta: Nos últimos 2 meses, você conversou francamente com alguém mais experiente sobre o seu negócio ou técnicas empresariais?
☘ ? ⭐ Bônus Especial Peter Drucker!!! ⭐ ? ☘
Como mencionado anteriormente neste artigo, depois de ter participado do Empretec, resolvi incluir mais 2 características que todo negócio deve ter e que não podia ficar de fora!
Todo mundo sabe que tomo emprestado a fala de Peter Drucker nas aberturas das minhas palestras:
“Negócios são apenas 2 coisas: Inovação e Marketing”.
Após muita reflexão e estudo junto ao material do Empretec, resolvi incluir essas duas características que, na minha visão, se sobrepõem as 8 características propostas e que se forem a base para as demais vão proporcionar um resultado muito mais elevado.
Então vamos a melhor parte:
9 – Inovação.
“Fizemos os botões na tela parecerem tão bons que você vai querer lambê-los… É no poder de inovação que se distingue um líder de um seguidor”.
Steve Jobs
A inovação motiva todos que tem contato com uma empresa. Segundo Tony Robbins, a coisa que mais motiva o ser humano é aprender e progredir. E a inovação, por si só, traz dentro de si esse princípio.
Ela pode ser interna, para ser feito junto aos colaboradores do negócio, tais como melhoria da luz, um novo layout para o ambiente de trabalho, mudança de lugares e até mesmo da liderança. Ou ela pode ser externa, no design de um produto, novas regras de comercialização, novos benefícios, na criação da identidade visual e no reposicionamento da marca. Até a cor de um produto pode ser considerado inovação.
O empresário que traz consigo a inovação constante focada no cliente e consegue sistematizar esse processo na empresa, possui nas mãos o melhor combustível para alçar o voo para o sucesso!
Pergunta: Você fez alguma inovação, mesmo que pequena, nos últimos 30 dias na sua empresa?
10 – Marketing.
“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.
Philip Kotler
De que adianta você inovar, enxergar oportunidades, persistir para criar o melhor produto e/ou empresa, testar e colocar o produto para vender no mercado, se auto motivar e gerenciar suas emoções para que tudo flua bem, planejar e liderar sua equipe com avidez frente a suas metas estabelecidos, encontrar as pessoas chaves e persuadi-las a te apoiar, se o seu cliente não souber o que você está fazendo ou vendendo?
Saber fazer um bom marketing pessoal, da sua empresa, projeto ou produto é o que separa os adultos das crianças.
Se você tem uma boa empresa ou produto, certifique-se que o mercado saiba dos benefícios que o seu produto tem na vida das pessoas e você terá uma fila de compradores. Sites, redes sociais, anúncios, panfleto e e-mails. Vale de tudo para contar sua história. Saiba identificar as melhores estratégias.
Pergunta: Nos últimos 30 dias, você promoveu sua empresa, ou seja, fez com que a sua história chegasse no seu futuro cliente?
Agora que você terminou, faça sua soma e clique nos links abaixo que corresponde ao seu resultado!
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