Tira-dúvidas Marketing Digital: Google AdWords

Google AdWords

Qual a diferença entre Rede de Pesquisa e de Display? Como funciona os anúncios no sistema? Quanto custa o clique de uma palavra? Essas e diversas outras dúvidas que você tem serão solucionadas neste post elaborado para lhe ajudar a conquistar cada dia mais sucesso na área de Marketing Digital usando o Google AdWords. Confira:

Como funciona os anúncios no Google AdWords?

Você poderá criar anúncios e escolher as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem na busca do Google digitando uma de suas palavras-chave, seu anúncio poderá ser exibido próximo aos resultados de pesquisa.

Qual a diferença entre Rede de Pesquisa e Rede de Display?

Uma campanha no Google AdWords pode ser veiculada em duas redes: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. Ao criar a campanha o anunciante deve obrigatoriamente escolher uma delas ou as duas. A diferença entre elas é que a Rede de Pesquisa é composta pelo Google, sites do Grupo Google como Youtube, Gmail, Orkut, Blogger e a rede AdSense (sites e blogs que possibilitam que os anúncios sejam exibidos em suas páginas) enquanto a Rede de Display por sites parceiros (G1, Estadão, Época, Último Segundo e outros). Dessa forma, os anúncios na Rede de Pesquisa são apresentados nos canais citados e ativados por meio do cruzamento das palavras-chave buscadas pelo usuário e selecionadas pelo anunciante. Já na Rede de Display é possível escolher em qual site dos parceiros o anúncio deverá aparecer e eles são exibidos de forma contextualizada. Exemplo: Um anúncio sobre cosméticos tende a ser exibido em uma matéria de um site sobre beleza. É importante ressaltar que na Rede de Display os anúncios não aparecem na página de resultados do Google.

Ao elaborar os anúncios de texto, ele terá a mesma eficiência de anúncios da Rede de Display que utilizam imagem?

Na Rede de Pesquisa, a única opção são os anúncios de texto. Dessa forma, você irá captar a atenção da pessoa que está manifestando interesse na sua marca ou produto. Já na Rede de Display, há duas opções texto e display. É interessante trabalhar com os dois para garantir que o anúncio seja exibido na maior quantidade possível de sites parceiros. Assim, quando o usuário estiver navegando por sites de conteúdo que apresente interesse, ao ver o anúncio da sua marca, terá grande possibilidade de fazer uma relação com produtos da sua marca quando for realizar uma compra.

Os anúncios da Rede de Display são exibidos apenas para o usuário após ele realizar a busca pela Rede de Pesquisa ou somente quando ele acessa o site relacionado a palavra pela qual ele buscou no Google?

Se o internauta estiver navegando em um site parceiro do Google, ele provavelmente verá algum anúncio do Google sendo exibido. Se esse mesmo site for relacionado aos interesses do seu público-alvo, então há chance de ele ver o seu anúncio, independentemente, se ele está navegando porque veio do buscador ou não.

Quanto custa para anunciar no Google?

Ao criar uma conta no Google AdWords é cobrada uma taxa de criação de conta no valor de R$20. Após esse procedimento, é possível definir o valor que você pretende gastar. O Google possibilita definir orçamentos diários ou mensais, apesar das duas opções funcionarem como mensal. Exemplo: Ao definir um orçamento de R$20 por dia, o Google não irá ultrapassar o limite de R$600 mensais (30 dias x R$20), mas pode sofrer variação diariamente. Assim, a sua conta pode ter gastos de R$35 em um dia e R$10 em outro dia, sem chegar a ultrapassar o valor de R$600. É importante ter conhecimento que você só paga quando a pessoa clica no anúncio da sua empresa e cada palavra-chave pode apresentar um custo diferente. Portanto, o total de cliques que você terá com o investimento mensal irá depender do valor da palavra-chave.

Há a possibilidade de compartilhar a verba entre a Rede de Pesquisa e a Rede de Display?

Sim, essa prática é recomendada aos usuários. Deverão ser criadas uma campanha específica para a Rede de Pesquisa e outra para a Rede de Display. Assim, você terá que dividir a verba entre elas.

Pelo fato dos anúncios da Rede de Display apresentar números de impressões superiores ao da Rede de Pesquisa é necessário investir uma verba alta na Rede de Display?

Não. A Rede de Display tem o objetivo de ampliar o alcance do anunciante, já que irá atingir o usuário quando ele tiver finalizado a sua busca e estará navegando por algum site de conteúdo que ele tenha interesse. Por isso, não será necessário um alto investimento, pois você estará apenas diversificando a sua campanha.

Como funciona o CPC?

É um dos lances mais conhecidos do Google AdWords e trata-se do valor máximo que um anunciante estabelece a cada clique recebido dos Links Patrocinados. Ele agrega vantagem aos anunciantes, pois permite que ele pague apenas quando os anúncios receberem cliques. Exemplo: Se 200 pessoas visualizarem o anúncio, mas somente 10 clicarem nele, o anunciante irá pagar apenas pelos 10 cliques.

Qual o CPC médio usado para a Rede de Display?

Os lances são relativos. Não há um valor de lance específico que funcione bem para todos. O lance correto dependerá do custo das suas palavras-chave, da campanha que foi selecionada para exibição e dos seus lucros. Portanto, não há um padrão de valor para o CPC médio, mas sim um valor de CPC médio adequado para o segmento que sua marca atua no mercado. Você pode ter a previsão ao usar ferramentas do Google, como de estimativa do tráfego da sua campanha.

Posso filtrar o público-alvo do anúncio?

Sim. Se você conhecer as características do público-alvo é possível estabelecer uma aproximação maior com eles, ao elaborar um filtro por meio de diversos fatores como o tipo de conteúdo que irá despertar o interesse deles, conteúdo de sites, dentre outros.

Caso ainda haja dúvidas ou você queira saber ainda mais sobre o Google AdWords, acesse o suporte ao cliente do serviço.

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