Atualmente, antes de se comprar, os consumidores pesquisam na internet, através de mecanismos de busca, as informações necessárias para uma compra eficiente.
Muitos empresários ainda questionam a importância de se ter um site, a necessidade de uma estratégia de marketing digital ou como se apresentar neste ambiente profissionalmente. Provavelmente, este empresário ainda vê o mar azul no tradicional mercado e na divulgação através de ferramentas off-line.
“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.”
— Rishad Tobaccowala
Executivo principal de estratégia e inovação,
VivaKi
Mas esta realidade mudou numa velocidade voraz. Com o acesso a mecanismos de busca na internet, os consumidores buscam pesquisar, comparar e tomar suas decisões através de uma busca preliminar que antecede à prateleira. Não há barreiras para a utilização do mecanismos de busca, para o acesso, e levam a ferramenta no bolso. Quando decidem realizar a compra já possuem o conhecimento necessário para realizá-lo.
O estimulo à compra é em nova escala a caminho da prateleira, e o estímulo on line é parte fundamental para o sucesso. Consequentemente, a estratégia digital se torna vital, necessária e de suma importância para os resultados da empresa.
Está bem posicionado nos mecanismos de busca é um importante passo para divulgação da marca, produtos e atração de clientes.
Uma empresa, nos dias de hoje, pode ficar fora da internet?
Verônica Viana
Afirma Comunicação