As mídias sociais já são hoje uma realidade no composto de marketing digital, por isso é essencial que as empresas tenham presença na web por meio de ferramentas como blog, Facebook ou Linkedin. Entretanto, elas são consideradas canais de apoio a divulgação. Por isso, não devem ser a principal estratégia usada por sua empresa.
Muitas pessoas criam o Facebook da empresa e publicam conteúdo para os consumidores. Mas, será que elas estão desenvolvendo essa atividade de forma correta? Conhecer a ferramenta do composto do marketing digital, suas regras e peculiaridades é de extrema importância para se obter sucesso, pois senão todo o esforço empreendido pode ser em vão.
Para exemplificar, um erro comum que acontece muito é a pessoa criar um perfil ao invés de uma Fan page para a empresa no Facebook. Além de correr o risco da empresa ser banida da ferramenta e perder todos os amigos, o perfil fornece pouca liberdade para criar estratégias de campanhas na rede que irão fazer toda a diferença nas vendas e na mensuração dos resultados.
Isso aconteceu recentemente com um veículo de comunicação brasileiro, o Portal NotíciasRN, que teve sua página excluída por ser um perfil e usar nome de empresa. Mesmo, com a ocorrência do problema a empresa insistiu no erro e criou um outro perfil com o nome de uma outra pessoa para a página da empresa no Facebook.
Outro ponto importante é que, atualmente, para se obter maior alcance e interação com o público o Facebook exige dos usuários o pagamento para impulsionar o post publicado. Muitas marcas fazem isso, mas o descontentamento é justamente nesse ponto, pois gerar “likes” dessa forma não apresenta o mesmo valor do que um conteúdo relevante que era considerado antes pelos algoritmos do Facebook.
“Plantar uma árvore em terreno alheio pode ser perigoso, pois você pode não colher os frutos”.