Ao longo do ano,principalmente no Natal, o ponto de venda (PDV) é um dos fatores mais relevantes para atrair o cliente para dentro da loja, possibilitando o contato com o produto. Disponibilizá-lo de forma elegante e eficiente é a principal forma de obter sucesso nessa época do ano.
Confira as dicas para aproveitar a oportunidade, estruturar o ponto de venda e divulgar o seu negócio:
[one_half]
• Calcule as vendas realizadas nos anos ou meses anteriores para saber quais são os produtos e quantidades que poderão ser vendidos;
• Observe a composição dos estoques. Novos pedidos servirão somente para complementar o mix para as vendas de final de ano. Antes de fazer isso, realize um levantamento dos estoques que poderão ser vendidos;
• Negocie os preços, os prazos de entrega e as formas de pagamento, de maneira a garantir a precisão da entrega da mercadoria e evitar que os produtos faltem no estoque;
• Possibilite que o armazenamento e movimentação dos produtos sejam feitos de modo adequado para garantir a rotatividade, considerando fatores importantes como datas de validade e integridade;
• Use a vitrine de sua loja para dar visibilidade aos itens que são necessários vender mais e ofereça um ambiente que possibilite gerar uma experiência de compra positiva;
• Torne o ambiente agradável, de forma que o cliente fique satisfeito e ajude a elevar as vendas da sua lojas;
[/one_half]
[one_half_last]
• Destaque produtos criativos e inovadores para captar a atenção do cliente, associando o visual interno à vitrine da loja;
• Disponibilize os produtos para que fique ao alcance das pessoas. A iluminação deve ser usada de forma adequada no ambiente e de acordo com a proposta do negócio;
• Apresente os preços dos produtos disponíveis nas vitrines de forma simples e visível, seja em tabelas ou em peças próximas a mercadoria;
• Preocupe-se com a aparência pessoal de sua equipe e de sua loja. Caso não tenha loja física, a forma mais utilizada para oferecer os produtos/serviços aos clientes deve ser site, catálogo e até mesmo a apresentação pessoal do profissional que executará algum tipo de serviço;
• Faça o planejamento da divulgação de seu negócio com antecedência. Esse tipo de ação é importante para aumentar suas vendas, mas para que seja eficiente, é necessário que tenha em vista o seu público;
• Inclua a internet e as mídias sociais como ferramentas de divulgação para atingir o maior número de pessoas.
[/one_half_last]
[mbox color=”green_2″] Um Ponto de Venda bem montado e decorado para o Natal pode aumentar muito suas vendas, mas para essa ação ter resultado positivo, planeje com antecedência todas as ações para sua empresa obter sucesso nessa data tão especial. Criar um diferencial para seu ponto é fundamental para se destacar. [/mbox]
Fonte principal de pesquisa: E-book Prepare-se para o Natal – SEBRAE