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Dica de marketing #30 – Testes A/B: o que são e como funcionam?

Uma das grande vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar as ações que você implementa periodicamente em sua estratégia.

Ou seja, caso um dos passos do seu funil de vendas não esteja convertendo bem, você pode mudá-lo, manter em período de testes até comprovar qual versão é a melhor.

O que são os testes A/B?

“Testes A/B são experimentos científicos que você realiza para comparar duas versões diferentes de uma mesma página (ou de um e-mail, banner, textos, etc.), para entender qual delas é a mais eficiente (gera mais conversões)”.

Eles funcionam assim:

Em primeiro lugar, ao iniciar um teste em seu site, uma ferramenta se encarregará de exibir sua versão A (original) para metade dos seus visitantes.

Enquanto isso, em paralelo, a outra metade de seus visitantes estará vendo a versão B de sua página.

Esta versão será diferente em algum aspecto que você planejou testar por meio de uma hipótese: uma mudança de título, de foto, ou de um campo de formulário, por exemplo.

Dessa forma, por meio do Teste A/B você saberá de forma científica (e estatisticamente confiável) qual das duas versões gerou melhores resultados.

Como realizar testes  A/B?

Para testar duas versões diferentes de uma página, a primeira ideia que vem à cabeça de muitas pessoas é:

“Durante uma semana, eu deixo minha página com a versão A no ar. Depois, na outra semana, eu deixo a versão B. Aí é só comparar os resultados”.

A verdade é: NÃO FAÇA ISSO.

Testes em dias diferentes são influenciados por inúmeros fatores externos, e podem levar a conclusões totalmente erradas.

Qual é a forma correta?

Use uma ferramenta de testes A/B para distribuir as duas versões diferentes da sua página aleatoriamente entre os seus visitantes.

Além de fazerem essa distribuição, as ferramentas possuem enormes vantagens de:

  1. Acompanhar as conversões de cada versão.
  2. Informar quando ela já tiver rodado o teste para um número suficiente de usuários a ponto de ter certeza sobre qual página é melhor (e você nunca deve terminar um teste antes disso).

O mercado está cheio de excelentes ferramentas para testes A/B. Existe, inclusive, uma opção gratuita dentro do Google Analytics: o Google Content Experiments.

Mas você também pode optar por ferramentas pagas, como: Optimizely, Visual Website Optimizer e Unbounce.

Por que é importante aplicar mudanças em regime de testes?

Todas as técnicas e dicas que você leu até aqui sobre marketing podem te ajudar a otimizar seus resultados.

Afinal, esta já é a dica de número 30!

E esta dica pode te ajudar em toda a sua estratégia digital, pois neste ambiente, praticamente qualquer coisa pode (e deve) ser testada antes de ser implementada de forma definitiva.

Inclusive, a Afirma Comunicação – agência de marketing bh – acredita que o regime de testes é uma importante forma de analisar os passos do funil de vendas.

A revisão de estratégias e sua posterior comprovação fazem parte da rotina de trabalho que há dez anos trás sucesso aos clientes da Afirma.

Um ponto de cautela

É importante ressaltar que:

Mesmo com o auxílio de uma ferramenta, testes mal conduzidos e experimentos mal configurados podem levar a conclusões errôneas e prejudicar seu site e seu negócio.

Portanto, podemos encerrar com duas lições essenciais:

  1. Toda mudança deve ser validada por meio de um teste científico.
  2. Todo teste científico deve ser feito com cautela para entregar resultados seguros.

Sua empresa precisa de ajuda para elencar as melhores hipóteses de otimização para seu site?

Ou talvez para conduzir seus próximos testes de forma segura?

Se este é o seu caso no momento, conte com os serviços de Consultoria da Afirma Comunicação para atingir resultados expressivos.

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