Não deixe o Google ™ enxergar seu site de forma “míope”
Search Engine Optimization (SEO), traduzindo de forma objetiva, é o processo ou atividade que busca melhorar a classificação do seu site em motores de busca como Google, Bing e Yahoo. Todas essas ferramentas têm resultados de pesquisa primária ou natural, onde as páginas da Web e outros tipos de conteúdo, como vídeos ou listas locais, são mostrados e classificados com base no que o motor de busca considera mais relevante para os usuários. Nesta perspectiva, o SEO permite que se obtenha posicionamento “orgânico” nas pesquisas “naturais” que buscam um problema ou uma demanda.
Faça seu site aparecer na primeira página do Google ™
As técnicas utilizadas no SEO têm como objetivo alavancar o posicionamento do seu website na busca orgânica. Dessa forma, você assegura que seu site pode ser encontrado nos motores de busca através de palavras-chave relevantes, priorizando determinadas palavras de acordo com a busca e o universo de pesquisa. Em muitos aspectos, o SEO é o controle de qualidade do seu site, onde é averiguado se ele está segmentado de acordo com a busca e produtos/serviços oferecidos ou não.
Os pontos-chave de sucesso que influenciam o posicionamento das páginas foram, durante muito tempo, uma fórmula guardada a sete chaves. Porém, ao longo dos anos, foi determinada uma série de estratégias e práticas que potenciam o posicionamento no site de busca. Ainda não é uma fórmula exata ou uma abordagem única e, assim como cada empresa tem suas características, cada SEO é determinado para cada case ou cliente.
O SEO pode ser divido em 2 grandes áreas de ação: fatores internos e externos ao site. Os internos refletem na escolha da palavra-chave da página, URLs claras, correta utilização das tags, títulos objetivos, entre outros. Já a parte externa, tão importante quanto as ações no site, refletem diretamente na forma como os outros sites se relacionam com o seu. Isso significa a quantidade e relevância dos links apontados para seu site.
Não existe mágica ou atalhos para transformar seu site em topo de ranking. Mas um trabalho permanente e contínuo, feito corretamente na metodologia do SEO, transformará seu website em uma poderosa ferramenta de engajamento do público e de vendas de produtos/serviços.